A ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: ANÁLISE DE INCLUSÃO TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2025-v.99-n.4-art.2468Palavras-chave:
Enfermagem; População Negra; Minorias Étnicas e Raciais; Saúde Materno-Infantil; Educação em Enfermagem.Resumo
Introdução: A saúde materno-infantil no Brasil enfrenta disparidades raciais, refletindo o racismo institucional e destacando a necessidade de uma abordagem mais equitativa no SUS. Assim, é imperativo incluir a temática étnico-racial nos currículos dos cursos de graduação. Objetivo: analisar as atividades curriculares da área materno-infantil, relacionando-as à atenção em saúde da população negra. Método: estudo qualitativo, descritivo e documental, visando promover uma análise temática de dados do Projeto Político Pedagógico de um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública federal de ensino superior da Região Norte do Brasil, a partir das ementas e do plano de ensino de duas atividades curriculares. Resultados: obteve-se a seguinte sequência descritiva: trajetória do Movimento Negro, com destaque para questões de saúde, a partir de uma linha do tempo; dimensões e subdimensões de cada uma das competências, relacionadas à saúde materno-infantil da população negra; caracterização das atividades curriculares em exame; elementos descritivos das políticas educacionais e de saúde; e referências bibliográficas utilizadas. Conclusão: A investigação evidenciou uma incorporação limitada de conteúdos étnico-raciais, revelando uma lacuna significativa na formação dos futuros profissionais da área. Essa constatação destaca a necessidade urgente de reformulações curriculares, que promovam uma educação mais inclusiva e antirracista.
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